- Área: 1000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Paul Czitrom
-
Fabricantes: 30. TREINTA, Comex, Formica, IHO, Metrika, Moblity, Mohawk Flooring
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Red Bull México foi projetada em um só pavimento com cerca de 1000 m2. Anteriormente, a empresa ocupava um pavimento e mezanino do mesmo edifício, porém com um melhor aproveitamento do espaço e levando a todos o esquema de área aberta, foi possível reunir todas as necessidades da marca em um só pavimento.
O conceito do projeto nasce a partir da exploração da palavra "escritório", deixando de lado todas as conotações que podem ser tidas como negativas: horários, hierarquias, trabalho, etc. Assim, criamos um espaço colaborativo que não se traduz no escritório tradicional: espaços abertos, academia, sala de jogos e um bar como recepção fazem deste escritório um local divertido e produtivo.
Esteticamente, optou-se por um caráter urbano-mexicano para manifestar a presença da marca no país. Foram escolhidos dois artistas mexicanos para criar um cenário que vai de acordo com essa ideia, apoiando assim os artistas emergentes do México.
Os espaços de trabalho em área aberta são distribuídos de forma assimétrica para criar um maior dinamismo no espaço. Dessa forma, os fluxos e as circulações ocorrem de forma mais natural.
Os locais de casual collision respondem a diferentes necessidades dentro do espaço dependendo de sua localização. No centro do projeto localiza-se um núcleo de salas de reuniões para dar suporte, tanto aos clientes, como aos próprios funcionários, sempre cuidando da privacidade e da acústica. Junto a esse núcleo encontra-se "o Oásis", um casual temático que simula um espaço exterior, pensado para que as pessoas possam se desconectar do trabalho escutando música, assistindo vídeos ou, inclusive, reunindo-se para conversar.
Uma sala de jogos termina de englobar os valores da empresa dentro do escritório, e faz recordar a intenção do projeto: criar um espaço colaborativo, mais do que um escritório, um espaço para viver enquanto trabalha, e não um espaço onde se trabalha para viver.